Depois de passar dos 60 anos, como se manter saudável física e psicologicamente?
Manter a saúde durante a vida e chegar à terceira idade saudável é um desafio que todos enfrentamos ou enfrentaremos. Quanto mais cedo começarmos, melhor.
Mas e depois que já chegamos lá, o que fazer?
Uma alternativa animadora é a prática de um esporte com inúmeras vantagens para todos nós e que tem feito sucesso entre os idosos: o Beach Tennis, esporte que tem estimulado o grupo da terceira idade a se mexer… e muito!
Benefícios do Beach Tennis na terceira idade:
– Melhora as funções cardiovasculares, diminui as dores nas articulações e ajuda a prevenir a osteoporose;
– A prática do esporte em local aberto e os benefícios para o corpo melhoram a autoestima e afastam a depressão.
– O aumento do tônus muscular decorrente da prática esportiva diminui a velocidade da perda de massa magra (músculos) que em geral começa a ocorrer aos 35 anos e se acentua bastante após os 50.
– O esporte competitivo estimula o jogador a melhorar o seu desempenho e continuar na prática esportiva.
– Os benefícios sociais são inegáveis: ao invés do isolamento que costuma ocorrer na terceira idade, esse esporte coletivo amplia o círculo social do idoso de maneira saudável e divertida.
Porém é importante ressaltar que a prática de qualquer esporte deve ter um acompanhamento profissional, especialmente na terceira idade.
Alguns pontos devem ser observados, especialmente no público acima dos 60 anos:
– O risco de insolação: o horário mais recomendado é de manhã cedo, quando o sol ainda não está forte e sempre com proteção (filtros e bonés)
– Desidratação: na terceira idade esse risco aumenta então é importante sempre beber líquidos durante a atividade.
– Tonturas: é preciso estar atento ao sintoma e vestir roupas adequadas para a atividade.
O acompanhamento médico e exames preventivos são sempre importantes para se manter saudável e a prática de exercícios traz incontáveis benefícios para todos. Bora praticar?