Seguro Cyber: você precisa de um?

Quando falamos em ataque cibernético, parece algo muito distante da nossa realidade e que só aconteceria em grandes empresas. Porém os grandes ataques são os que saem na mídia, mas diariamente todas as empresas estão sujeitas a eles.

“Em apenas três meses o país sofreu 15 bilhões de tentativas de ataque cibernético, alerta a Fortinet (empresa de segurança cibernética)”.

“A questão não é mais ‘o que fazer se sofrermos um ataque cibernético’ se sim ‘o que fazer quando sofrermos um ataque cibernético”.  (Fortinet)

Segundo a ONU, “Cerca de 80% dos crimes cibernéticos vem de organizações ultra-sofisticadas e é uma das maiores economias ilegais do mundo. Em 2016, atingiu cerca de USD 445 bilhões em lucro ilegal”

Grande parte das empresas tem tomado consciência nos últimos anos sobre o risco de ataques e perda de dados e estão tomando providências para contenção de danos. Mas será que contratar uma empresa de segurança de internet já é o suficiente?

Um recente ataque a uma grande cadeia de lojas gerou uma corrida aos seguros e empresas de segurança a ponto de, hoje, termos cerca de 15 dias de espera para conseguir receber uma cotação, tamanha a sobrecarga de consultas às seguradoras.

Sendo assim, hoje está cada vez mais claro que não se trata de ter um sistema protecional bom ou ruim e sim de ter também um recurso que resolva o mais rápido possível quando a invasão é detectada.

O seguro para ataques cibernéticos serve então como uma ferramenta bastante completa para diminuir o dano causado por uma invasão.

Mas que benefícios o seguro cyber me traz? Conheça alguns deles:

– atendimento emergencial: assim que detectado o ataque, a seguradora já está ao seu lado para notificar o possível vazamento de dados para os clientes (obrigatório pela LGPD) e fazer uma perícia para identificar os dados e softwares que foram danificados e o que há a possibilidade de restaurar e recuperar.

– a equipe enviada pela seguradora auxilia na restauração e recuperação de dados, dentro do possível.

– havendo publicação na mídia, a apólice também pode ser acionada para divulgar nas mídias os comunicados e possibilitar a restituição de imagem.

– a apólice também tem coberturas previstas para lucros cessantes.

– o seguro cobre a atuação da seguradora junto ao sequestrador de dados e tem cobertura também um eventual pagamento de resgate, se esse for o caso.

– caso a sua empresa sofra um processo sobre o vazamento de dados de terceiros, também há uma cobertura prevista.

– a apólice também prevê a cobertura para a atuação de funcionários negligentes ou desonestos: caso o seu funcionário clique em algum link indevido (desde que dentro do domínio empresarial) ou ainda venda dados ilegalmente a terceiros, há uma cobertura prevista para os danos da empresa.

 

Portanto, o seguro não cobre apenas um fator do ataque, mas auxilia em várias frentes quando ele ocorre, buscando mitigar os prejuízos e propiciar que o reestabelecimento da empresa ocorra o mas rápido possível.

Hoje já não adianta mais proteger apenas o espaço físico da sua empresa pois você pode perder completamente a sua empresa se os dados forem roubados já que valores expressivos são demandados quando ocorre um ataque. E quanto mais rápido esse dano for mitigado, menor o prejuízo.

Sendo assim, independente do tamanho, a sua empresa precisa estar segura, aliando os sistemas de segurança (obrigatórios para a contratação do seguro) e um seguro, que é uma ferramenta importante de contenção do dano financeiro e estrutural da sua empresa.

 

____

 

Como falar conosco

> WhatsApp +55 21 99943 3993
> e-mail modesto@solseguros.com.br

Ficaremos muito felizes em ajudar você!