Não, não é somente a COVID-19 que tem tirado o sono do RH das empresas. As dificuldades enfrentadas pelos profissionais que gerem os colaboradores das empresas se ampliaram muito durante a pandemia, e não somente pela doença, mas por diversas questões graves enfrentadas por todos aqueles que ficaram em home office.
Em março de 2020 quando todas as empresas foram fechadas e os funcionários tiveram que trabalhar em casa, essa adaptação trouxe grandes dificuldades para os profissionais de recursos humanos. O medo, a adequação ao trabalho em casa, tendo que ser conciliada com a família toda convivendo 24 horas por dia, já causaram grandes transtornos para todos.
Mas o prolongamento desse isolamento social refletiu em transtornos ainda maiores. Conheça alguns deles e suas estatísticas e veja como isso impactou as empresas.
Ganho de peso e obesidade
Segundo pesquisa de UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), 10% dos 1470 entrevistados engordaram durante a pandemia. Uma reação comum do corpo em momentos de estresse é a de comer mais. E a obesidade, um dos fatores de risco para o agravamento da Covid-19, cresceu nos anos de 2020 e 2021.
“23% dos entrevistados afirmaram ter ganhado peso, enquanto 17% conseguiram emagrecer, 48,1% deles disseram ter vontade de comer algo, mesmo não estando com fome, 44% não mudaram os hábitos da alimentação.” (SEGS, 21/05/21)
“É muito comum que as pessoas recorram à alimentação para ativar o mecanismo de recompensa cerebral e, assim, reduzir níveis de ansiedade e depressão.” (VEJA RIO, 18/09/20)
Nesse momento o RH se vê pressionado a resolver crises de depressão, ansiedade, entre outras conseqüências do isolamento social.
Pressão psicológica
Quando a depressão e ansiedade se ampliam, outras conseqüências vem à tona. Distúrbios do sono, crises de pânico e suicídios são, infelizmente, relatos freqüentes do RH das empresas.
Muitos colaboradores não tem o suporte adequado para dar conta das suas funções profissionais e pessoais e acabam chegando ao limite. E toda essa pressão recai sobre os recursos humanos das empresas.
Então, como fica o RH neste contexto?
Além das atribuições do seu cotidiano também turbulento, o RH tem que lidar com os impactos do confinamento dos colaboradores das empresas, que são diretamente trazidos para as suas mãos.
Os profissionais de gestão de pessoas não tem as ferramentas necessárias para lidar com tantos colaboradores em situações extremas, o que pode impactar no seu equilíbrio psicológico também.
Mas existe uma solução para auxiliar o RH?
Sim, há uma luz no fim do túnel e é bem simples. A um custo financeiro muito baixo para as empresas, existem soluções que garantem a saúde psicológica daqueles que gerem os seus colaboradores e que, no seu dia a dia vão se sentir muito aliviados de tantas pressões psicológicas.
E atendendo adequadamente a todos os seus funcionários, a empresa garante a sua saúde física e mental de todos, reduzindo os impactos da pandemia em toda a equipe.
Diversas operadoras de planos de saúde oferecem quase a preços bastante acessíveis serviços de suporte aos profissionais nesse momento tão complexo. Dependendo do número de vidas da sua empresa o custo extra pode ser quase zero. Conheça alguns dos serviços:
- Telemedicina 24 horas para casos de urgência, emergência e dúvidas, incluindo: Condução e acompanhamento (por telefone) dos casos de urgências e emergências; orientação médica em qualquer especialidade; segunda opinião médica; encaminhamento para rede credenciada caso necessário; Informações referentes a doenças, tratamentos, prevenção e promoção da saúde; Monitoramento de pacientes crônicos, com foco em adesão ao tratamento; Assessoria para compreensão de relatórios médicos, terminologias médicas, de avaliação e diagnósticos, entre outros serviços.
- Suporte e acompanhamento de gestantes: acolhimento da gestante, tira-dúvidas, orientações gerais, acompanhamento da saúde gestacional, entre outros.
- Teleorientação medica 24hs para covid-19: médicos de família, generalistas, dão atendimento para quaisquer dúvidas de saúde, em especial ligadas a Covid-19 e ao isolamento.
- Terapia, Psicoterapia e psiquiatria: todos disponíveis através da telemedicina, para dar suporte psicológico e manter a saúde mental neste momento tão complicado.
Portanto, não é necessário sobrecarregar os colaboradores que já acumulam tanta tensão devido a pandemia, somada a problemas comuns do cotidiano da empresa. Existem serviços que dão esse suporte de maneira adequada aos seus funcionários. Se tiver interesse, entre em contato conosco.
_____
Caso você ainda tenha dúvidas ou queira contratar um seguro exclusivo e específico para suas necessidades, entre em contato com o Paulo Modesto da Sol Seguros pelo e-mail modesto@solseguros.com.br ou pelo nosso WhatsApp +55 21 99943 3993
Ficaremos muito felizes em ajudar você!
Imagem: Pexels / Anna Tarazevich