3 projetos brasileiros de combate a covid que podem salvar você

Enquanto discutimos a escassez de vacinas feitas com insumos de outros países, os dois institutos brasileiros que se dedicam a produzir essas vacinas fazem também pesquisas e descobertas muito importantes, desenvolvendo tecnologias brasileiras de combate a covid-19. Veja as 3 ações mais importantes, que podem ainda salvar você:

 

1. Rede de Plasma

O Butantan coleta, através de doações de sangue, o plasma de pessoas que já tiveram covid – e que tem portanto uma alta concentração de anticorpos – e injetam em pacientes dos grupos de risco que começaram a apresentar os sintomas de covid-19.

Com a grande possibilidade de salvar vidas e amenizar os sintomas da doença, o plasma com os anticorpos é injetado em pacientes dos seguintes grupos:

• Pacientes Imunosuprimidos

• Pacientes Idosos (acima de 60 anos)

• Pacientes com comorbidades: diabetes, hipertensão, doenças coronarianas e obesidade.

A iniciativa é direcionada a pacientes que tenham apresentado diagnóstico de covid, com sintomas há no máximo 72 horas.

Isso possibilita que os anticorpos não deixem a doença se desenvolver ou ainda se agravar, nesses grupos mais vulneráveis.

A doação pode ser feita por pessoas que já tiveram covid, em diversas cidades do estado de São Paulo, nos seguintes locais: https://butantan.gov.br/covid/plasma

 

2. Soro contra covid

Há décadas o Instituto Butantan é conhecido por produzir soro antiofídico. Agora essa instituição está produzindo e testando o mesmo tipo de soro contra a Covid-19.

 

“Resultado de cinco meses de trabalho, o soro é feito a partir de vírus inativado por radiação, por meio de uma técnica desenvolvida com o Instituto Nacional de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), aplicado em cavalos. Em resposta ao vírus, os animais produzem anticorpos do tipo imunoglobulina G (IgG), extraídos do sangue e purificados de acordo com uma técnica usada no instituto há décadas para produção de outros soros. (Revista Pesquisa Fapesp)

 

Segundo o Instituto Butantã, o estudo clínico em humanos já foi autorizado pela Anvisa e será realizado no Hospital do Rim e no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo.

A idéia principal deste soro é inibir o avanço da infecção causada pelo vírus da Covid-19, não permitindo portanto que a doença se agrave.

 

3. Vacinas Brasileiras

Um dos grandes problemas que enfrentamos no momento é a escassez de insumos para produção das vacinas no Brasil. Nesse sentido, duas soluções estão em andamento e devemos ter boas notícias no segundo semestre de 2021.

  • Fiocruz

Para driblar a falta de insumos para produção de vacinas, a Fiocruz vai começar a produzir o IFA (ingrediente farmacêutico ativo) este mês no Brasil e as primeiras doses devem ser entregues a partir de outubro. (CNN, 02/05/21)

Isso vai nos dar mais autonomia sem depender do IFA que hoje vem da Índia e possibilitar que a população seja imunizada mais rapidamente.

  • Butanvac

Também buscando a capacidade de produção em larga escala sem depender de insumos externos, o instituto Butantan deve entrar em breve na ultima fase de estudos para aprovação da Butanvac, uma vacina criada pelo próprio instituto com uma tecnologia já usada na produção de outras vacinas, como a da H1N1.

Segundo o site do Instituto Butantan:

“Nesta quarta (28), o Instituto Butantan recebeu um lote de 520 mil ovos para iniciar a produção da ButanVac, a nova vacina contra a Covid-19. A expectativa é receber mais lotes nos próximos dias, fabricar cerca de 1 milhão de doses a partir de cada um deles e ter o mínimo de 18 milhões de doses prontas já em 15 de junho.”

A expectativa é de que a vacina possa começar a ser aplicada já no segundo semestre deste ano.

Nós da Sol estamos torcendo para que os estudos sejam bem sucedidos e que o Brasil comece a ganhar autonomia na produção de vacinas contra a covid para poder tratar e imunizar a população brasileira e, quem sabe, ainda poder ajudar outros países. 

 

Sobre a Sol Seguros

Nós ajudamos empresas a agilizar o seu dia a dia sem perder a qualidade do seu seguro saúde.

Como falar conosco

WhatsApp +55 21 99943 3993

e-mail modesto@solseguros.com.br